
Em um naufrágio, o comerciante fenício da ilha de Chipre, chamado Zenão de Cítio, estava transportando sua carga de pigmento púrpura pelo Mediterrâneo. Mercadoria de valor inestimável púrpura real ou imperial, era utilizada para tingir as vestes de imperadores e dos reis.
O navio foi pego por uma forte tempestade, Zenão escapou e desembarcou na terra no porto grego de Pireu.
Procurando orientação sobre a melhor maneira de viver, caminhou quilômetros até o Oráculo de Delfos, onde o deus Apolo, falando meio de sua sacerdotisa, anunciou que Zenão “deveria tomar a cor não de moluscos mortos, mas de homens mortos”.
Confuso com esse conselho enigmático. Sentindo-se completamente perdido, Zenão voltou para Atenas.
Lá ele começou a ler o que, por acaso, tratava-se de uma série de anedotas sobre Sócrates, escritas por Xenofonte, um de seus mais ilustres alunos. As palavras lidas por Zenão despertaram o desejo em aprender mais sobre filosofia.
Os aristocratas gregos tradicionalmente acreditavam que a virtude estava associada a um nascimento nobre.
Sócrates, no entanto, argumentou que virtudes clássicas como justiça, coragem e temperança eram apenas formas de sabedoria moral, que poderiam ser adquiridas por qualquer pessoa.
Zenão percebeu de repente o que a mensagem do Oráculo significava: ele deveria “assumir a cor dos homens mortos” absorve completamente os ensinamentos dos homens sábios de gerações anteriores, ensinamentos como as doutrinas filosóficas que ele estava lendo, Memorabilia, escrito por Xenofonte a respeito de Sócrates.
Ele perguntou ao dono da livraria com quem poderia aprender mais sobre filosofia?
Passava Crates de Tebas e ele mandou Zenão seguir o filósofo e a partir daí ele começou a estudar o cinismo.
Nessa jornada tornou-se um seguidor de Crates, um dos filósofos mais influentes da época, a escola que participava era o Cinismo, filosofia que tinha bastante seguidores e seus princípios são parecidos com o estoicismo.
Motivo da Criação do Estoicismo
Na época a Grécia estava um CAOS político e social, por influência de Sócrates e de outros filósofos já debatiam sobre política. Zenão se virou para dentro de si mesmo e decidiu que a filosofia que faltava era a que visava ter autocontrole.
O Cinismo buscava o afastamento da social, Zenão não concordava para ele o ser humano vive em sociedade e não como animais. Os princípios estóicos em sua fundação foram: o estudo da física, da lógica e da ética.
- Estudar a natureza permite viver de acordo com ela.
- Estudar lógica aumenta a capacidade de sabedoria.
- Estudar ética ajuda a viver melhor em meio às outras pessoas
A filosofia antiga do cinismo dedicava-se a cultivar a virtude e a força do caráter por meio de um treinamento rigoroso que consistia em suportar várias formas de “dificuldades voluntárias”.
Zenão não estava completamente satisfeito com a filosofia cínica e aparentemente acreditava que suas doutrinas eram desprovidas de rigor intelectual. Portanto, ele passou a estudar nas escolas acadêmicas e megarianas de filosofia, respectivamente fundadas por Platão e Euclides de Megara, dois dos alunos mais famosos de Sócrates.
De cada uma das escolas ele extraiu ensinamentos: dos cínicos, a virtude e autodisciplina; dos megarianos a lógica; e os acadêmicos as teorias metafísicas sobre a oculta natureza da realidade.
Para encontrar os melhores livros sobre estoicismo, clique aqui.
Para ter acesso ao e-book gratuito “O Que é o Estoicismo” com explicação do objetivo da escola estoica, e a introdução a filosofia de Marco Aurélio, clique aqui.

Deixe um comentário